Eliminatórias da Euro: Espanha inicia campanha para defender o título
A seleção espanhola inicia, nesta sexta-feira, sua campanha em busca de seu terceiro título continental - o segundo consecutivo -, ao enfrentar Liechtenstein, fora de casa, em Vaduz. O jogo marca a abertura do grupo I das eliminatórias para a Eurocopa de 2012 (às 15h45 de Brasília).
A Fúria mantém a base que conquistou a Copa do Mundo da África do Sul, em julho, e a própria Euro, em 2008.
Nunca em sua história a Espanha havia iniciado um torneio com o prestígio tão elevado. A atual cobrança em cima da equipe por bons resultados e atuações convincentes também é inédita. Afinal, além das conquistas recentes, a probabilidade de avançar à fase final da próxima Euro, que será realizada na Polônia e na Ucrânia, é grande. Em seu grupo, além de Liechtenstein, estão República Tcheca, Lituânia e Escócia, nenhum dos quais sequer foi ao último Mundial.
O técnico Vicente del Bosque, porém, tenta evitar que a soberba tome conta de seu elenco, e procura encarar os adversários com a máxima seriedade. Tanto que convocou força máxima para o duelo contra o fraco Liechtenstein.
Jogadores como Fernando Torres, Andrés Iniesta e Pepe Reina, que foram poupados no último amistoso, contra o México, estão de volta ao grupo. Apenas Juan Mata, Raúl Albiol e Carles Puyol, lesionados, e Javi Martínez, que está com a seleção sub-21, não poderão ser utilizados por Del Bosque entre os atletas que se sagraram campeões mundiais neste ano. Confira abaixo as prováveis escalações:
Liechtenstein: Jehle; Oehri (Stocklasa), Hasler, Stocklasa e Ritzberger; Rechsteinr, Büchel, Burgmeier e Polverino; D'Elia e Frick.
Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Marchena e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta; Villa e Torres.